English version here.
Em nossa primeira viagem à Ásia, visitando Singapura e Indonesia, descobrimos que Bali é uma grande ilha. Existem várias partes onde você pode ficar, isso depende do que você pretende experimentar. Lugares mais genuínos e tradicionais, lugares mais festivos, selva ou praia…
Decidimos dividir nosso itinerário em 4 partes da ilha para ter uma boa visão geral e evitar muito tráfego (o que é terrível, como dito anteriormente no último post). Então começamos nossa viagem do norte de Bali, aproximadamente a 3 horas do aeroporto, para uma região chamada Munduk.
Munduk Moding Plantation Resort foi nosso destino escolhido a dedo no norte de Bali. O primeiro lugar que eu sabia que tinha que ficar antes mesmo de emitir nossos bilhetes de avião. Você sabe aquele tipo de lugar que está no topo da sua lista de desejos, que tem grandes expectativas e sonha com isso todos os dias antes de embarcar no avião?
Então … esse hotel era assim para mim e posso dizer que superou nossas expectativas. Tê-lo como nosso primeiro destino em Bali foi perfeito, porque o ambiente é tão tranquilo e autêntico. Poderíamos entrar em contato com as vibrações balinesas a partir do momento em que fomos recebidos pela equipe simpática com o café perfeito e acolhedor – uma mistura perfeita de café, gengibre, canela e açúcar de palma. Delicioso!
Lá você dorme em cabanas particulares – algumas com suas próprias piscinas – no meio de uma plantação de café onde eles têm luwaks selvagens, para que eles produzam café Luwak orgânico de alta qualidade. Você sabia que é o café mais caro do mundo? Os luwaks fofos (um pequeno animal) comem o grão de café e, em seguida, seu cocô é coletado, limpo e o resultado é um café excelente e diferenciado. Não é preciso mencionar que bebemos do café da manhã ao jantar durante toda a nossa estadia. Fantástico!
No norte de Bali, começamos nossa viagem com caminhada pelas plantações de café, terminando em uma bela cachoeira chamada Banyumala, aonde nos refrescamos nas suas aguas geladas. Respirar um ar extremamente puro e ouvir os sons da natureza é algo que nunca esquecerei. Entramos no modo de férias em um piscar de olhos. Perfeito para lutar contra os efeitos do jet lag, certo?
Lá também visitamos o belo Pura Ulun Danu Bratan, que significa um “templo sobre a água no lago Bratan. Suntuoso e majestoso, é um dos templos mais pitorescos da ilha e um dos pontos mais famosos do Instagram.
No caminho, também tiramos algumas fotos no Handara Gate, um dos inúmeros “Portões do Céu” espalhados por todo Bali. Não há lago na frente dele, como você pode imaginar através de algumas fotos do Instagram. É um efeito que eles fazem com espelhos. Mas vale a pena, confie em mim. É lindo.
O norte é diferente de tudo que você já imaginou sobre Bali. Como fomos lá no inverno, as noites eram frias e os dias eram quentes, mas não tão quentes quanto no sul de Bali. Há uma espécie de vibe de montanha e você pode passar suas noites à beira do fogo e seus dias bebendo um delicioso coquetel nas lindas piscinas do hotel.
Se voltarmos a Bali novamente, com certeza ficaremos no norte, especialmente pela experiência do hotel, que foi uma das mais amigáveis e acolhedoras que tivemos em toda a viagem. Acordar com essa visão é algo que você nunca pode esquecer, concordam?
Algumas outras coisas que você pode fazer enquanto fica no norte da ilha:
- Canoagem no prestigiado lago Tamblingan – íamos fazer essa experiência, depois percebemos que seria muito cansativo, já que tínhamos acabado de chegar à Ásia (jet lag por completo). Devo dizer que me arrependo de não ter feito, porque este lago é um dos mais espetaculares de Bali. Definitivamente vale a pena a visita.
- Trekking nos terraços de arroz de Jatiluwih – Patrimônio da UNESCO – eles dizem que são os terraços de arroz mais bonitos da ilha, não tivemos a chance de ir para lá, uma boa razão para voltar.
- Visitar a Cachoeira Empelan – algumas pessoas dizem que é a cachoeira mais bonita de Bali, mas a verdade é que Bali tem várias cachoeiras, uma ainda mais bonita que a outra. Então, da próxima vez vou definitivamente visitar esta.
- Visitar aldeias tradicionais – ao redor do hotel existem muitas aldeias antigas, aonde você pode visitar o mercado local e aprender mais sobre sua cultura e costumes.