Pensando em ir após ler meu post sobre a Sonhada Mendoza?
Primeiramente, procure se organizar com antecedência. Por algum razão (provavelmente a sua fama), a região de Mendoza está sempre lotada. Então se você pretende conhecer as vinícolas mais exclusivas (não aquelas bem turísticas) e ficar nos hotéis mais charmosos no meio dos vinhedos, você precisa começar a organizar tudo com alguns meses de antecedência. Caso contrário, você vai ter que aceitar o que estiver disponível. Veja opções de hotéis aqui.
Para ajudar na organização, considero essencial ter uma agência local especializada como referência, pois através dela fica muito mais fácil montar o roteiro e conseguir reservas nas vinícolas mais concorridas. Nós fizemos com a Red Globe Tours, através do Roman (o proprietário) e posso dizer que eles são super dinâmicos, respondendo às minhas dúvidas e solicitações super rápido.
Cada estação do ano tem suas particularidades. Na nossa primeira visita, nós fomos no final do verão, na época da colheita, quando os vinhedos estão verdinhos e repletos de uvas, a temperatura ainda é quente (cerca de 20oC a 30oC) e as montanhas raramente tem um ponto branco. Em Abril ou Maio, o clima fica mais ameno, mas ainda agradável para ficar ao ar livre, as folhas dos vinhedos ficam avermelhadas, embora sem uvas, e as montanhas já começam a ficar branquinhas. Mágico. No inverno é frio e pode nevar, ainda que raramente. Vi algumas fotos com tudo branquinho e fiquei maravilhada, mas confesso que seriam necessárias algumas garrafas de vinho a mais (acho que isso não seria um problema). Na primavera, volta o clima ameno e as folhas comecam a aparecer novamente. O melhor de tudo é que Mendoza tem um clima super árido e seco, portanto é bem difícil chover, mesmo no inverno, garantindo dias lindos de sol quase o ano todo.
Algo importante a saber antes de ir é que a região de Mendoza é bem grande e os vinhedos e suas vinícolas estão bem espalhadas em três principais regiões: Maipú, Lujan de Cuyo e Valle de Uco. No meu post As Vinícolas Mais Especiais de Mendoza eu conto tudo sobre as vinícolas que visitei na primeira vez que estive lá.