Agora que já comecei a introduzir vocês no incrível mundo de Mendoza e mostrei como sugiro planejar a sua viagem, eu vou contar sobre as vinícolas (bodegas) que deveriam ser inclusas na próxima (ou primeira) visita à região, tudo pelo meu ponto de vista, é claro.
Acredite se quiser, existem mais de mil vinícolas na região, das pequenas estilo “boutique” até as grandes produtoras. Meu marido tinha algumas vinícolas bem peculiares para incluir no nosso roteiro. Era nossa primeira vez na região e ele tem um bom conhecimento sobre vinhos argentinos, então estava cheio de planos. Mais ou menos 10 bodegas em 4 dias. “Socorro!” Eu pensei… “Vou precisar de um fígado novo depois disso…” Mas foi tudo maravilhoso e sem grandes exageros, pois você degusta o quanto quiser. O lado bom é que pudemos visitar as principais da nossa lista. É por isso que vou contar sobre as bodegas em que estivemos, e não sobre todas as grandes e famosas (que você pode encontrar facilmente no site experiencedendoza.com).
PULENTA ESTATE
Uma bodega boutique controlada por uma das famílias mais tradicionais de Mendoza. Com instalações modernas, um pequeno museu (que você vê ao longo do tour), salas de degustação com vistas espetaculares dos vinhedos e vinhos bem renomados, foi uma das melhores visitações que fizemos.
CATENA ZAPATA
É uma parada obrigatória para quem visita Mendoza pela primeira vez. A família mais tradicional e conhecida da região, com produção de vinhos espetaculares, vastos vinhedos espalhados por todas as três principais regiões e uma bodega excepcional, com um prédio exótico feito em forma de pirâmide. É uma das bodegas mais demandadas por pessoas que realmente apreciam vinho e cultura. Devido a sua fama e exclusividade (apenas 4 – 6 pessoas em cada tour), foi a mais difícil de conseguir reserva, então se deseja conhecê-la, corra para conseguir agendar.
COBOS
Essa bodega produz alguns vinhos dos mais renomados de Mendoza e meu marido estava super ansioso para visitá-la. Apenas não espere por um lugar cheio de história como Catena e Pulenta, ou vistas espetaculares. É uma bodega para fazer uma excelente degustação. Provavelmente uma das melhores nesse quesito.
ACHAVAL FERRER
É uma bodega boutique que me lembrou a Cobos em termos de estrutura. Eles têm vinhos de excelente qualidade, apenas não espere por um tour super especial. É muito mais pela degustação em si, que frequentemente é realizada no jardim com vista espetaculares das montanhas.
EL ENEMIGO
Essa é uma vinícola que você deveria incluir no seu itinerário, especialmente para almoço. O enólogo desenvolveu seu conhecimento na Catena Zapata, então você pode esperar por vinhos de altíssima qualidade em uma bodega pequena e super nova, com excelente atendimento e um menu degustação de maravilhar o estômago.
ZUCCARDI
Essa vinícola tem umas particularidades. Primeiro, é importante mencionar que existem duas unidades: uma bem grande em Maipú, que produz a linha “de entrada” Santa Julia, e outra mais nova no Valle do Uco, que produz somente a linha Zuccardi, de melhor qualidade. Nós fomos à unidade de Maipú e percebemos que ela é bem comercial, embora seja linda e ofereça uma série de atividades, tal como andar de bicicleta pelos vinhedos (um dos meus sonhos). A experiência que mais recomendo é o almoço na Casa del Visitante, dentro da vinícola. Eles servem a clássica Parrila, com carne argentina (claro), empanadas fabulosas, salada e vegetais. E, para acompanhar, vinhos da linha Zuccardi. Simplesmente perfeito! Certamente um dos pontos altos da viagem.
CHANDON
No meu aniversário meu marido me fez uma surpresa e fomos almoçar na Chandon. Ele sabe que eu amo espumante e estava sedenta por uma taça gelada naquele calor depois de tantos tintos. Eles servem um menu degustação muito bom acompanhado com os melhores espumantes da casa. A arquitetura é fantástica, você se sente na França. Vale destacar que essa foi a primeira sucursal da Moet&Chandon fora da França (aqui se chama apenas Chandon). Os espumantes têm qualidade e sabor extraordinários. Realmente vale muito a pena para quem gosta das borbulhas.
Em 2018 nós voltamos a Mendoza e visitamos novas bodegas. Confira aqui o que trazemos de novidades pra vocês.