“Ninguém nunca esquece as primeiras jornadas matinais à savana africana”. Eu li esta citação em uma revista apenas alguns dias antes de embarcar nesta aventura pela África. Imaginei por tantos anos o espírito selvagem de acordar em meio à selva. E finalmente estávamos lá. Aconteceu que foi ainda muito mais do que eu esperava.
A eletricidade da ansiedade congelada em silêncio enquanto você espera seu primeiro grande animal. E alí estava ele. Um grande e magnífico elefante macho. Parecia um pouco nervoso, “cheio de testosterona”, disse nosso guia. E subitamente começou a correr atrás de nós. Ai meu Deus! Eu quase desmaiei! Juro! Nosso ranger – o guia e motorista do carro – foi super rápido colocando o potente Range Rover na marcha ré. Foi um momento de tensão, mas acabamos em gargalhadas. Os elefantes podem ser perigosos quando estão nervosos, mas geralmente são criaturas bem fofas.
Em outra saída – são duas diárias – tivemos a oportunidade de testemunhar oito leões – isto mesmo, oito leões – caminhando por uma estradinha de terra fininha, ao lado do nosso carro. Já estava escuro, eles estavam andando calmamente, como os legítimos reis da savana. Eles nos encararam, com olhos determinados e corajosos. Nenhum animal poderia lutar com eles – de jeito nenhum – e eles sabiam disso. Majestosos!
Tivemos muita sorte em ver um leopardo, o que é absolutamente raro na área. Ele estava em cima de uma árvore, comendo um recém-apanhado impala. Pobre impala, eu pensei. Mas é o círculo da vida. E essa é a coisa mais incrível sobre fazer um safári e ter os primeiros contatos com a selva. Você aprende rapidamente que a vida alí não é nada fácil. Os animais estão sempre em alerta e a melhor maneira de evitar um ataque é pertencer a um grupo. Juntos somos mais fortes, é a coisa mais importante que aprendi na savana.
Você acredita que uma girafa dorme apenas uma hora por dia? Elas são muito estressadas, porque não são tão fortes quanto os leões ou rynos para se defenderem e podem virar presas fáceis, mas ao mesmo tempo eles são tão fofinhas. Eu queria abraçar todos elas sempre que via!!!
Outra coisa importante que aprendi sobre a selva é que não haveria vida sem mães. Sério! Toda vez que você vê um bebê, lá está sua mami. Nenhum macho se importa com seus filhos na savana, desculpem-me a sinceridade, homens. E às vezes os pais podem ser até perigoso para seus bebês. Você acredita que hipopótamos machos podem ser mortos por seus próprios pais? Para que isso seja evitado, as mamães precisam mantê-los longe do grupo até que eles estejam crescidos o suficiente para combater seus pais. Inacreditável, não!? É selvagem. É a natureza. É a vida. É lindo!