Muitas pessoas sonham em conhecer a Grécia e um dos seus principais símbolos: a idílica Santorini. Comigo não era diferente. Já havia ido à Atenas e Mykonos, mas tinha verdadeira paixão por conhecer essa tão pitoresca ilha e a “guardei” pra visitar com pessoas verdadeiramente especiais, assim como a cidade.
Desembarcamos numa tarde linda de domingo. O céu azul, assim como o mar esplendoroso do Mediterrâneo. Meu marido e eu estávamos acompanhados dos meus pais. Minha mãe era verdadeira entusiasta pela cidade, meu pai não tanto, pois achava que seria semelhante à Mykonos, que já havíamos ido. A van do hotel estacionou em frente a um portão pequeno. Dalí não se podia ver nada. Logo o motorista nos direcionou por uma escadaria e…
Uauu! Meu Deus! Que espetáculo na Terra! Que lugar! Ficamos embasbacados! Meu pai não parava de sorrir, tirar fotos e dizer “o que é isso, que lugar é esse!?”. Logo ele que não estava lá tão entusiasmado… Imaginem então como eu fiquei. Sorriso de orelha a orelha. Coração palpitando. Me apaixonei!!!!!
Santorini é ainda muito mais belíssima pessoalmente do que em fotos, e olha que é difícil superar algumas… É pitoresca, é diferente de tudo que eu já havia visto. É simplesmente única! Considero importante mencionar que Santorini é o nome da ilha e cada vilarejo (ou bairro) leva um nome próprio. Na região da Caldeira, como é chamada a parte frontal principal, ficam três vilarejos mais conhecidos: Fira, na ponta esquerda de quem olha da Caldeira, Imerovigli, no meio e a famosa Oia (fala-se “ia”) na outra ponta, inversa ao Porto (Fira).
Aliás, você faz idéia de como essa região se tornou um verdadeiro penhasco? Há milhares de anos havia um vulcão por alí. Ele entrou em erupção e metade da ilha simplesmente derreteu para dentro do mar, formando uma falésia maravilhosa que contribui, e muito, com o cenário pitoresco. É muito íngreme, como se fosse uma grande arquibancada debruçada em cima do mar, que fica bem lá embaixo.
Eu pesquisei muito antes de escolher o hotel e descobri que o pôr-do-sol de Imerovigli era mais garantido nessa época do ano (verão). Em Oia alguns hotéis ficam tão na ponta direita que o sol se põe praticamente atrás deles nessa época. Até aí era só o que eu sabia e o principal ponto que me fez tomar essa decisão.
Quando chegamos lá, entendi um pouco melhor as coisas e descobri que Oia pode ser muito famosa, mas o lugar mais charmoso para ficar, na minha opinião, é Imerovigli. Explico melhor no post Onde Ficar em Santorini, mas em resumo, pense em muito mais exclusividade, pois a região abriga somente hotéis, apartamentos e poucos restaurantes, portanto quase nada de turistas e muito romance.
Não considero Santorini um destino exatamente para praia, embora existam algumas bem bonitas que não visitamos. Frequentemente indicado – e eu percebi que bem comum – é um passeio de barco, geralmente catamarã, ao redor da ilha, com direito a churrasco grego, vinho e pôr-do-sol. Nós não tivemos tempo de fazer, mas quem faz diz que é imperdível.
Foram poucos dias, algumas horas no paraíso… mas posso dizer que vivemos momentos de puro sonho naquela ilha maravilhosa. Superou de longe minhas expectativas, que eram altíssimas. Fui de coração aberto, sabendo que é um lugar extremamente turístico e por vezes isso pode fazer perder um pouco do charme, mas realmente me surpreendi e considero um dos lugares mais incríveis que já fui na vida.